18 de maio de 2010

TEORIA DE CLUSTERS



Cluster 1:


Faz gestão de pessoas: Vinculo saudável com os subordinados, delega com facilidade, pessoa agradável, gentil, acolhedor, respeitoso, justo, sensível aos problemas dos subordinados.

Autoritário e déspota com subordinados, centralizador de decisões, pode perseguir os colaboradores mais talentosos, nunca se acha pronto, com conhecimento e competência suficiente e nunca esta satisfeito com o trabalho dos subordinados.

Cluster 2.

Faz gestão de processos (tudo é processo para ele): Vinculo saudável com os superiores, negociam normas, leis, procedimentos. Aceita sem realçar os erros (dele, superiores e subordinados).

Cuida dos processos e esquece do lado humano, briga com a autoridade, não aceitando ou se tornando submisso, responsabiliza o chefe por tudo de errado, segura informações, procura ser amigo de seus superiores para ganhar força e é paternalista, não deixando a equipe crescer.

Cluster 3

Faz gestão de políticas e de estratégias: Vinculo saudável com os pares. Democrata e colaborador com os pares, reúne-se para discutir estratégias e coopera com a equipe.

É irônico com os pares em reuniões, desqualificando a idéia dos outros, não lida bem quando sua idéia não é bem aceita e se vitimiza pela atenção dos colegas, o que se acertou entre os pares não é aceito no cotidiano, quer dar ordens nos pares, criando rivalidade. Sai da reunião sem falar o que pensa, mas nos corredores ataca os colegas para outras pessoas.

Bibliografia:


BARBERÁ, E. KNAPPE.P.P. A Escultura Na Psicoterapia: Psicodrama e outras técnicas de ação. São Paulo: Agora, 1999.

BERMUDEZ, J. G. R. Introdução ao psicodrama. Tradução Dr. José Manoel D Alessandro. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

GONÇALVES, C. S. & outros. Lições de Psicodrama. Introdução ao Pensamento de J.L.Moreno. São Paulo: Ágora, 1988.

MARINEAU, R. F. Jacob Levy Moreno 1889-1974 - Pai do psicodrama, da sociometria e da psicoterapia de Grupo. São Paulo: Ágora, 1992.

MORENO, J.L. Psicoterapia de grupo e psicodrama. Tradução José Carlos Vítor Gomes. Campinas. SP: Livro Pleno, 1999.

KNAPPE, P. P. Mais do que um jogo: Teoria e prática do jogo em psicoterapia. São Paulo: Ágora, 1998.

SEIXAS, M. R. A. Sociodrama Familiar Sistêmico. São Paulo:ALEPH, 1992.

Um comentário:

  1. Obrigada pela explicação. Tenho uma duvida sobre os cluters, eles vão se desenvolvendo no decorrer da vida?

    ResponderExcluir

Este espaço é todo seu, deixe sua marca e obrigada pela visita!